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Arquitetos: Federico Lagomarsino, Federico Lapeyre, TATÚ Arquitectura
- Área: 467 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Marcos Guiponi
Intro
Ao longo da história da humanidade, a mesa tem desempenhado um papel fundamental em muitos aspectos, adquirindo grande valor cultural e sendo o palco para um número infinito de usos e atividades. Muitos grandes eventos foram e continuarão sendo registrados em torno de uma mesa: as leis do ano XIII foram elaboradas e assinadas na mesa da assembléia geral constituinte; a democracia republicana é materializada nas mesas de votação; grandes histórias de amor e amigos surgem em uma mesa de bar; e a família se reúne em torno da mesa aos domingos para almoçar e compartilhar. A mesa, com sua genealogia histórica, não é estranha aos diferentes momentos que deixaram traços importantes na história da humanidade; refletir sobre o poder afetivo deste objeto é construir espaços onde diferentes formas de habitar, ser e estar com outros podem acontecer.
Conceito
Somos animais com memória, portanto, animais com a capacidade de contar histórias. Neste sentido, a mesa funcionou ao longo do tempo como um dispositivo de narrativas, ou anedotas que a tornam um poderoso campo de comunicação, onde o público e o privado, o doméstico e o territorial podem coexistir. Em um ato de comunicação e tensão urbana, o projeto foi concebido a partir de um gesto sutil e pontual, mas poderoso quando se trata de integrar e ativar o espaço público. Um artifício que convida ao uso. Uma mesa como um objeto de apropriação, como o gesto arquitetônico mínimo para uma construção coletiva. Uma mesa como um dispositivo singular integrado à paisagem, que amplifica, unifica e toma o protagonismo através do uso do espaço.
Simplicidade Ad Hoc
As premissas do projeto se baseiam na simplicidade construtiva. Neste sentido, a intervenção visa uma síntese de muito poucos elementos feitos "sob medida" que procuram atingir o maior alcance com o mínimo esforço. Quatro placas metálicas compõem a superfície da mesa e o suporte em forma de "T", gerando uma superfície extrudada de 24 metros de comprimento, que é posicionada paralelamente à Rua Ellauri. O quadrante posterior de grama é substituído por um pavimento contínuo de placas de concreto de alta resistência, formando os bancos e uma esplanada neutra, o que multiplica a área de uso da praça. Um gesto que conecta os dois espaços contínuos do entorno e consegue dar destaque ao objeto central, transformando-o em um ponto de atração.
Asceticismo Material
A materialidade responde diretamente às condições de implementação e manutenção do memorial. A grande superfície da mesa foi concebida com placas de chapa de ferro pintadas de preto, em contraste com o concreto da pavimentação e dos bancos, que foram propostos como um material alternativo nobre e resistente para o uso ativo do espaço público.
Nota
Durante grande parte de sua estadia, "os prisioneiros foram visitados por seus parentes no mesmo ambiente que os demais prisioneiros e com a mesma modalidade, uma longa mesa de madeira". A única regra estabelecida era que os visitantes se sentassem de um lado da mesa e os prisioneiros do outro....